Para ir mais longe

ROTAÇÃO DOS PNEUS

Pensa que há pneus que duram eternamente? Atualmente, é uma utopia; mais cedo ou mais tarde, terá de os substituir por pneus novos. Mas, na First Stop, oferecemos-lhe uma solução que adia a necessidade de substituição e que o fará poupar bastante dinheiro: a rotação dos pneus.

Trata-se da troca de pneus entre eixos para prolongar a sua vida útil e evitar a sua substituição prematura. Tal permite um desgaste mais uniforme dos mesmos. Pode ser realizada em qualquer veículo, de tração dianteira ou traseira.

Se tiver um 4x4, fazemos uma troca cruzada dos pneus. E se os seus pneus tiverem um desenho de piso unidirecional, fazemos sempre a rotação da frente para trás.

ROTAÇÃO E MUDANÇA DE PNEUS

Se ao comprar pneus novos apenas precisar de mudar dois, colocamos os novos, com piso mais profundo, no eixo traseiro e os antigos no dianteiro. Este procedimento evita a perda de estabilidade e de aderência em estradas molhadas.

Depois de trocar os pneus, verificamos se a pressão está correta em cada eixo e, caso o seu automóvel tenha um sistema de controlo da pressão, os nossos profissionais farão os ajustes necessários.

Assim pode sair da nossa oficina pronto para conduzir em qualquer situação.

QUANDO TENHO DE FAZER A ROTAÇÃO DOS PNEUS NO AUTOMÓVEL?

Recomendamos que faça a rotação dos pneus, aproximadamente, a cada 10 000 km, mesmo sem sinais de desgaste visíveis.

Se conduzir a uma velocidade elevada, transportar cargas pesadas ou fizer viagens longas, é melhor fazê-lo mais cedo, antes de as rodas estarem sujeitas a uma pressão extra.

PORQUÊ FAZER A ROTAÇÃO DOS PNEUS DO AUTOMÓVEL?

  • Evita o desgaste prematuro e anormal do piso do pneu
  • Maximiza a vida útil do pneu
  • Proporciona uma aderência e tração uniformes em cada eixo
  • Garante uma condução mais segura

Perguntas frequentes

SE AS RODAS DO EIXO DIANTEIRO TIVEREM UMA MEDIDA DIFERENTE DAS DO EIXO TRASEIRO, POSSO FAZER A ROTAÇÃO DOS PNEUS?

Nunca. Só pode fazer a rotação entre eixos diferentes com pneus da mesma medida.

POSSO FAZER EU A ROTAÇÃO DOS PNEUS?

Recomendamos que visite uma oficina First Stop e que deixe tudo nas mãos dos profissionais. Depois de fazer a rotação dos pneus, pode ser necessário equilibrar as rodas e ajustar a pressão nos pneus em cada eixo para verificar se estão bem montados e garantir uma condução segura, de modo a prolongar a vida útil dos pneus.