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Política de Privacidade

Firststop privacy policy 20240610 - PT

Data de revisão: 10 de junho de 2024

 

Política de Privacidade

 

  1.      Quem somos?

     

    First Stop Europe NV é uma sociedade de direito belga com sede em Da Vincilaan 1, 1930, Zaventem, Bélgica e número de empresa 0420.639.510

     

    First Stop Europe NV opera como o principal estabelecimento na União Europeia do First Stop Group, First Stop West S.A.S. e First Stop Ayme S.A.S na França, First Stop Southwest S.A.U. em Espanha, e First Stop Reifen & Autoservice AG na Suíça (coletivamente referidos nesta política como "First Stop", "nós", "nos" ou "nosso").

    Operamos uma rede de franchisados independentes que operam sob a marca "First Stop". Os franchisados da First Stop são juridicamente independentes de nós e, nas suas relações com eles, processam os seus dados em seu próprio nome como controladores de dados ou em nosso nome como processadores de dados.

     

  2.      Que dados pessoais tratamos?

     

    Dados pessoais são informações que o identificam como uma pessoa singular direta ou indiretamente quando combinados com outras informações. Podemos interagir consigo de diferentes formas e por diferentes motivos, cada um dos quais envolve o processamento de dados pessoais. Alguns dados são fornecidos voluntariamente por si, por sua própria iniciativa ou a nosso pedido. Outros dados são observados dados que recolhemos das suas interações com os nossos produtos e serviços, websites e redes sociais.

     

  3.      Finalidade e legitimidade do tratamento dos dados

     

    Transações comerciais com a First Stop

    Quando interage connosco no âmbito da compra online de produtos ou serviços, ou quando compra produtos ou serviços num ponto de venda na rede First Stop que operamos, solicitamos-lhe que forneça informações sobre si que sejam necessárias para a conclusão da transação, tais como o seu nome, o seu apelido, morada, morada de entrega, e-mail, número de telefone, informações de pagamento, número de identificação fiscal, valor de IVA, marca e tipo de viatura, matricula, número de identificação do veículo (VIN), a sua escolha de produto e/ou serviço. Se for um indivíduo, a legitimidade do nosso processamento baseia-se no contrato de venda. Sem os seus dados pessoais, não podemos cumprir as nossas obrigações ou exercer os nossos direitos ao abrigo do contrato, nem podemos cumprir a nossa obrigação contratual de lhe prestar apoio pós-venda.

    O número da sua matrícula é necessário como identificador único associado à sua viatura. Esta informação permite-nos verificar, numa base de dados online, a informação técnica dos pneus selecionados para a viatura em causa.

     

    Quando interage connosco em nome de uma entidade jurídica (por exemplo, a sua empresa), a maioria dos dados que recolhemos do cliente não são dados pessoais. No entanto, recolhemos o seu nome, número de telefone e e-mail para fins contabilísticos e para podermos contatá-lo como representante do cliente. Neste caso, a legitimidade do tratamento baseia-se no nosso interesse legítimo em formalizar a venda através da pessoa singular que representa o cliente, obter uma assinatura no formulário de encomenda e poder contatar o cliente para serviço pós-venda.

     

    Localizador de revendedores

    Quando procura um First Stop no Localizador de Oficinas, recolhemos a localização que insere na aplicação. Como alternativa, o Localizador de Oficinas oferece ajuda para localizar os First Stop mais próximos da sua localização, pedindo permissão (por janela pop-up) para processar dados gerais de localização com base no seu endereço IP.

     

    Contato First Stop

    Quando contacta a First Stop para obter informações sobre os nossos produtos e serviços, a nossa rede de pontos de venda, garantia ou outras informações gerais, processamos os seus dados de contacto, o seu pedido ou pergunta específica e, quando aplicável, o seu histórico de compras. Tratamos estes dados com base no nosso interesse legítimo em satisfazer os seus pedidos, responder às suas perguntas ou avaliar as suas reclamações.

     

    Contacte um First Stop

    Na secção de localização de Oficinas, pode deixar mensagens para a Oficina First Stop que selecionou. As suas mensagens são geridas pelo First Stop, agindo como controlador do processamento de dados resultante da sua mensagem.

     

    Comentários de Clientes

    A First Stop tem um interesse legítimo em usar o Google Business Review Service para obter informações sobre como as pessoas descobrem os First Stop e para monitorar e gerenciar sua reputação online e satisfação do cliente. O First Stop pode exibir na seção de localização do revendedor as classificações e avaliações enviadas pelos clientes no mecanismo de pesquisa do Google com base na permissão do cliente que o Google recebeu do Cliente para compartilhar classificações e avaliações com clientes empresariais. As classificações e avaliações são publicadas desde que sirvam os nossos interesses legítimos ou sejam removidas ao abrigo dos Termos e Condições da Google.

     

    Relatório de serviço e quilometragem

    Depois de realizar um serviço no seu veículo, os nossos pontos de venda processam informações que podem indicar dados comportamentais (desgaste anormal, danos nos pneus causados pelo estilo de condução) e registam a quilometragem atual da viatura. Esta informação é adicionada à fatura e/ou relatório de serviço e, em seguida, comunicada ao

    terceiro responsável pelo pagamento das nossas faturas. Tratamos estes dados no nosso interesse legítimo em justificar a validação dos serviços que realizámos no seu veículo.

    Em alguns países, temos a obrigação legal de inserir a quilometragem, o número de identificação do veículo (VIN) e a data de prestação do serviço em um banco de dados central gerenciado sob controle governamental cada vez que realizamos um serviço numa viatura.

     

    Pesquisa de satisfação do cliente

    Se tiver uma conta online, temos um interesse legítimo em convidá-lo ocasionalmente a participar num inquérito de satisfação para nos ajudar a compreender as expectativas e preferências gerais dos nossos clientes. Estes inquéritos são necessários para a prossecução do nosso interesse legítimo em manter os nossos produtos e serviços alinhados com as exigências do mercado.

     

    Marcação online

    Quando reserva uma marcação online para um serviço num dos pontos de venda First Stop, estabelecemos contacto entre si e o ponto de venda First Stop da sua escolha. A fim de satisfazer o nosso interesse legítimo em direcioná-lo para o seu ponto de venda First Stop escolhido, precisamos que forneça informações sobre si. Estas informações incluem o seu nome, apelido, e-mail, número de telefone, tipo de viatura que conduz, número de matrícula, escolha do produto e/ou serviço, data e hora da sua marcação. Transferimos todos estes dados para o ponto de venda First Stop da sua escolha, que necessita desta informação para poder vender-lhe os produtos e serviços solicitados. Além disso, é do nosso interesse e do ponto de venda First Stop escolhido que o horário de marcação seja respeitado. Portanto, pediremos sua permissão para enviar um SMS e/ou e-mail no dia anterior para lembrá-lo de sua consulta.

     

    Perfil e análise de clientes

    Podemos criar perfis de clientes a partir de dados pessoais que processámos quando compra produtos e serviços, tais como a sua idade, género, a viatura que conduz, a sua localização geográfica, a categoria de pneus comprados ou o nível de envolvimento connosco. A definição de perfis de clientes baseia-se no nosso interesse legítimo em compreender melhor as diferentes categorias de preferências dos clientes e em oferecer ou promover produtos e serviços que acreditamos corresponderem aos interesses de um perfil específico. Por exemplo, podemos traçar o perfil dos clientes que vivem numa área geográfica onde neva regularmente como potenciais compradores de pneus de inverno. Os perfis dos clientes também podem ser estabelecidos com base nos hábitos de navegação dos visitantes. No entanto, os visitantes do site não são perfilados, a menos que tenham dado o seu consentimento para a colocação de cookies de marketing.

     

    Marketing direto

    Podemos convidá-lo, no nosso website ou por outros meios, a dar-nos o seu consentimento para subscrever as newsletters da Bridgestone e First Stop, a fim de se manter informado sobre novos produtos, serviços, promoções e eventos. A subscrição das nossas newsletters requer que processemos o seu nome, apelido e e-mail. Pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, clicando no link de cancelamento de subscrição em cada newsletter que receber da nossa parte ou contactando-nos através do formulário especificado na secção 7.

    Também temos um interesse legítimo em que os nossos clientes continuem a considerar a marca First Stop para as suas próximas compras. Para este fim, podemos enviar aos nossos clientes newsletters e anúncios por e-mail para informá-los de novos produtos e serviços automotivos ou outros produtos e serviços que podem ser adquiridos na First Stop. Pode opor-se a receber estes e-mails, notificando-nos no momento da venda, cancelando a subscrição no momento da encomenda online ou contactando-nos a qualquer momento através do formulário especificado na secção 7.

     

    Visitar os nossos websites

    Quando visita nossos sites, nosso banner de cookies aparecerá de tempos em tempos para informá-lo sobre os cookies que usamos. Cookies são arquivos enviados pelo nosso site para os navegadores dos visitantes. Estes dados são enviados de volta pelos navegadores dos visitantes cada vez que acedem ao mesmo website posteriormente. Os cookies são utilizados para observar o tráfego nos nossos sites, a fim de avaliar o desempenho do nosso site, determinar que tipo de conteúdo criar ou que produtos promover, segmentar os visitantes por preferência de produto, idade, género, país, dispositivo, etc. Eles também nos permitem otimizar nossas páginas da web para aumentar as conversões. Colocamos cookies estritamente necessários (incluindo cookies funcionais) nos dispositivos dos visitantes. Esses cookies são necessários para habilitar funções básicas do site, como fazer login, navegar entre páginas sem perder ações anteriores ou colocar e lembrar itens no carrinho de compras. Os cookies estritamente necessários não requerem o consentimento do utilizador. O processamento de dados pessoais usando esses cookies é baseado em nosso interesse legítimo em incluir essas funções básicas em nosso site. Outros cookies (cookies analíticos, cookies sociais e cookies de publicidade) são colocados no seu dispositivo apenas com o seu consentimento por escrito. Pode dar o seu consentimento assinalando as caixas de aceitação correspondentes no banner do cookie. As suas opções de cookies permanecem válidas por um período de tempo. No final deste período, iremos convidá-lo a renovar o seu consentimento da próxima vez que visitar o website. Tem a possibilidade de visualizar e alterar suas preferências a qualquer momento, chamando o banner de cookie na parte inferior da página da web. Para mais informações sobre as categorias de cookies utilizadas, consulte a nossa política de cookies.

     

    Arquivar o seu histórico de compras

    Arquivamos o seu histórico de compras para além do período de retenção legal para fins estatísticos, como uma atividade de processamento compatível com o processamento para realizar uma transação comercial (ver secção 3a), utilizando técnicas de pseudonimização para impedir que o arquivo o possa identificar.

     

    Gestão de fornecedores e Oficinas

    As nossas interações com fornecedores e Oficinas (doravante "relações comerciais") obrigam- nos a processar os dados pessoais de pessoas singulares designadas pela relação comercial para atuarem como pessoas de contacto no contexto da gestão de certos aspetos desta relação. Estes dados podem ser solicitados pela First Stop, ou comunicados pelo fornecedor ou comerciante que emprega estas pessoas singulares, ou comunicados por essas próprias pessoas singulares. Em cada caso, tratamos os dados com base no nosso interesse legítimo em que as relações comerciais sejam geridas pelas principais pessoas de contacto designadas.

    Não recolheremos quaisquer dados pessoais que não sejam relevantes para os fins acima descritos, ou que lhe sejam notificados por qualquer outro meio quando solicitarmos o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais.

     

  4.      Durante quanto tempo são conservados os dados pessoais?

     

    Não armazenamos os dados mais tempo do que o necessário para os nossos fins ou, quando aplicável, do que a duração estabelecida contratualmente ou por lei.

     

    Armazenamos os seus dados pessoais para uma finalidade específica:

     

    • até que se oponha à nossa utilização para este fim, quando as leis aplicáveis lhe derem o direito de oposição e não tivermos motivos convincentes para o processamento que se sobreponham aos seus direitos;

    • até à expiração do nosso interesse legítimo ou do contrato ao abrigo do qual tratamos os dados em causa, a menos que tenhamos uma obrigação legal contínua de reter os dados por um período mais longo. Por exemplo, os dados relativos a uma transação comercial devem ser conservados durante um período de sete a dez anos (consoante o país) para efeitos contabilísticos e fiscais;

    • até retirar o seu consentimento ou opor-se ao nosso processamento com base no seu consentimento ou até cinco anos terem decorrido desde que deu o seu consentimento, o que ocorrer primeiro;

    • até que decida não renovar o seu consentimento previamente dado, em situações em que as nossas políticas permitem que as pessoas renovem o seu consentimento a intervalos regulares. Por exemplo, nossos cookies baseados em consentimento permanecem em vigor por um período de treze meses, a menos que tenha alterado suas preferências anteriormente;

    • No caso de tratarmos os seus dados pessoais de acordo com uma obrigação legal, conservamos os dados enquanto estivermos sujeitos a essa obrigação legal.

       

  5.      Quem são os destinatários dos seus dados pessoais?

     

    Apenas divulgaremos os seus dados pessoais para os fins e categoria de destinatários descritos abaixo. Tomaremos as medidas adequadas para garantir que os seus dados pessoais são processados, protegidos e transferidos de acordo com a legislação aplicável.

     

    • O nosso pessoal autorizado:

      Os seus dados pessoais são processados pelo nosso pessoal autorizado com base na necessidade de conhecimento. Este pessoal está vinculado a uma obrigação de confidencialidade.

       

    • Outras entidades do Grupo Bridgestone:

       

      Fazemos parte de uma organização global (doravante o "Grupo Bridgestone"), composta por várias empresas na Europa e noutras regiões que utilizam a mesma infraestrutura de TI integrada. Como parte da gestão de dados, os seus dados pessoais podem ser transferidos para uma ou mais empresas afiliadas do grupo Bridgestone localizadas dentro ou fora da União Europeia, para fins de processamento e armazenamento de dados, para lhe fornecer acesso aos nossos serviços, para fornecer apoio ao cliente, para tomar decisões relativas à melhoria do serviço ou desenvolvimento de conteúdo, e para outros fins aqui descritos.

       

    • Centros First Stop

       

      Transferimos a informação que deixou no Localizador de Oficinas para o First Stop.

       

    • Destinatários externos

       

      Recorremos a empresas externas cujos serviços envolvem o tratamento de dados pessoais em nosso nome. Por exemplo, os dados que mantemos são armazenados por fornecedores de serviços na nuvem e o nosso marketing direto é tratado por profissionais de marketing. Quando marcamos uma consulta em seu nome, o ponto de venda First Stop que selecionou receberá os seus dados pessoais para utilizar para os seus próprios fins, de forma a poder fornecer-lhe os produtos e serviços solicitados.

       

      Quando compra produtos online, no ambiente de pagamento, dependendo do método de pagamento escolhido, deve fornecer o nome do titular da conta bancária, a sua morada, IBAN, número do cartão de pagamento, número CVV e data de validade do cartão. Nós não armazenamos as informações do seu cartão de pagamento, mas trabalhamos com um provedor de serviços de pagamento que está autorizado a armazenar dados de pagamento e que processará o pagamento pelos produtos e serviços que comprar na First Stop. Quanto à partilha dos seus dados pessoais com o prestador de serviços de pagamento, a sua base jurídica é o contrato de venda que celebramos consigo.

       

    • Transferências internacionais de dados pessoais

       

      Alguns dos seus dados pessoais podem ser transferidos para destinatários localizados em países fora da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu (EEE) ("países terceiros").

      Qualquer transferência de dados pessoais para países que não aqueles para os quais a Comissão Europeia tenha tomado uma decisão de adequação sobre o nível de proteção de dados tem lugar com base em cláusulas contratuais-tipo, acordos adotados pela Comissão Europeia ou outras salvaguardas adequadas em conformidade com a legislação aplicável. Enquanto titular dos dados, se pretender obter uma cópia destas garantias, envie o seu pedido utilizando o formulário especificado na secção 7.

       

  6.      Direitos dos utilizadores relativamente aos seus dados pessoais

     

    Tem direitos legais específicos em relação aos dados pessoais que tratamos sobre si. Respeitaremos os seus direitos individuais e trataremos os seus pedidos de forma adequada.

     

    A lista a seguir contém informações sobre seus direitos legais decorrentes da legislação de proteção de dados aplicável:

     

    • Direito de acesso: tem o direito de obter de nós informações sobre os dados pessoais que mantemos sobre si, incluindo informações sobre as categorias de dados pessoais que temos na nossa posse ou controlo, a sua finalidade, onde os recolhemos, se não diretamente de si, e a quem foram divulgados, se for caso disso. Pode obter uma cópia dos dados pessoais que mantemos sobre si gratuitamente. Reservamo-nos o direito de cobrar uma taxa razoável por quaisquer cópias adicionais solicitadas.

       

    • Direito de retificação: tem o direito de obter da nossa parte a retificação dos dados pessoais que lhe digam respeito. Fazemos todos os esforços para garantir que os dados pessoais em nossa posse são precisos, completos, atualizados e relevantes, com base nas informações mais recentes disponíveis para nós. Nos casos apropriados, disponibilizamos portais web self-service que permitem aos utilizadores visualizar e retificar os seus dados pessoais.

       

    • Direito à limitação do processamento: tem o direito de obter de nós a restrição do processamento de seus dados pessoais quando:

       

      •      contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que nos permita verificar a sua exatidão;

      •      o tratamento for ilícito e solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais em vez do seu apagamento;

      • já não precisamos dos seus dados pessoais, mas continua a precisar deles para

        o estabelecimento, exercício ou defesa de ações judiciais;

      • se opõe ao processamento enquanto verificamos se os motivos legítimos que perseguimos prevalecem sobre os seus.

    • Direito à portabilidade dos dados: Transferiremos os seus dados pessoais para outro responsável pelo tratamento a seu pedido sempre que tal operação seja tecnicamente viável, desde que o tratamento se baseie no seu consentimento ou seja necessário para a execução de um contrato. Em vez de receber uma cópia dos seus dados pessoais, tem o direito de os transmitir diretamente a outro responsável pelo tratamento da sua escolha.

       

    • Direito ao apagamento: Tem o direito de obter da nossa parte o apagamento dos seus dados pessoais quando:

       

      •      os dados pessoais deixaram de ser necessários em relação às finalidades para as quais foram recolhidos ou tratados;

      •      tem o direito de se opor ao tratamento posterior dos seus dados pessoais (ver abaixo) e de exercer esse direito opondo-se ao tratamento;

      •     os dados pessoais foram tratados ilegalmente; a menos que o processamento seja necessário para o cumprimento de uma obrigação legal que exija o processamento da nossa parte, em particular para obrigações legais de retenção de dados;

      • para a declaração, o exercício ou a defesa de um direito num processo judicial.

         

    • Direito de oposição: Tem o direito de se opor a qualquer momento, por motivos relacionados com a sua situação particular, ao tratamento dos seus dados pessoais, desde que o tratamento se baseie nos nossos interesses legítimos ou nos interesses de terceiros, ou que o tratamento diga respeito ao arquivo do seu histórico de compras. Nesses casos, deixaremos de processar os seus dados pessoais. No entanto, se opuser ao processamento com base em nosso interesse legítimo, seremos autorizados a continuar o processamento se pudermos demonstrar motivos legítimos convincentes para o processamento ou se precisarmos dos dados para o estabelecimento, exercício ou defesa de reivindicações legais. Se se opuser ao tratamento, especifique se deseja que os seus dados pessoais sejam apagados ou que o seu tratamento seja restringido pela First Stop.

       

      Responderemos ao seu pedido no prazo de trinta dias. No entanto, este prazo pode ser prorrogado por motivos relacionados com legislação específica ou com a complexidade do seu pedido.

       

      Em algumas situações, poderemos não ser capazes de lhe fornecer acesso a alguns ou a todos os seus dados pessoais ao abrigo de requisitos legais. Se o seu pedido de acesso for rejeitado, informá-lo-emos do motivo da recusa.

       

      Em alguns casos, podemos não ser capazes de identificá-lo claramente com base nos seus dados pessoais devido aos identificadores fornecidos no seu pedido. Em tais situações, quando não podemos identificá-lo como um titular de dados, não podemos responder à sua solicitação para exercer seus direitos legais, conforme descrito nesta seção, a menos que forneça informações adicionais de identificação pessoal.

  7.      Contato

     

    Se desejar exercer os seus direitos legais, envie o seu pedido através do seguinte formulário: privacy@bridgestone.eu

     

  8.      Reclamações

     

    Se considerar que o tratamento dos seus dados pessoais infringe os seus direitos legais, tem o direito de apresentar uma reclamação junto de uma autoridade de controlo de proteção de dados, em particular no Estado-Membro onde se situa a sua residência habitual, local de trabalho ou local da alegada infração.

     

  9.      Menores

     

    Pessoas com menos de dezasseis anos ("menores") não estão autorizadas a fornecer-nos os seus dados pessoais sem o consentimento e supervisão de um dos pais ou tutor. Na ausência de tal permissão, não recolheremos quaisquer dados pessoais de menores. Se tomarmos conhecimento de que os dados pessoais relativos a menores foram recolhidos inadvertidamente, eliminaremos esses dados sem demora injustificada.

     

  10. Alterações a esta Política

 

Reservamo-nos o direito de alterar as nossas práticas de privacidade a nosso critério e de atualizar esta política a qualquer momento. Por conseguinte, convidamo-lo a consultar este documento regularmente. A data da última atualização aparece na parte superior desta página. Trataremos os seus dados pessoais de acordo com a política ao abrigo da qual foram recolhidos, a menos que nos permita tratá-los de forma diferente.