POR QUE RAZÃO É IMPORTANTE MUDAR OS PNEUS?

POR QUE RAZÃO É IMPORTANTE MUDAR OS PNEUS?

Os pneus são extremamente importantes, uma vez que são o único ponto de contacto entre o veículo e a estrada. A superfície de contacto entre um pneu e a estrada é uma área com o tamanho aproximado de um postal. Por isso, é importante que esteja sempre em perfeitas condições. Poderá aconselhar-se junto dos melhores especialistas em qualquer centro First Stop quanto à mudança dos seus pneus.  

Qual é a função dos pneus?

Qual é a função dos pneus?

De forma resumida, os pneus têm quatro funções principais.

  1.  Suportar o automóvel: os quatro pneus suportam o peso do veículo.
  2. Absorver as irregularidades da superfície da estrada: o ar ou azoto nos pneus funciona como uma mola, o que aumenta consideravelmente o conforto.
  3. Transmitir a tração e as forças de travagem: são os pneus que permitem conduzir e parar.
  4. Direção: os pneus giram ao rodar o volante. 

Por que razão é importante contar com bons pneus?

Por que razão é importante contar com bons pneus?

Acima de tudo, bons pneus são uma garantia de uma viagem segura e confortável. Um pneu de má qualidade irá reduzir o desempenho do veículo ao aumentar a distância de travagem e o risco de derrapagem. Por outro lado, uma pressão inadequada ou pneus gastos aumentam o consumo de combustível, as emissões de CO2 e reduzem drasticamente a segurança dos ocupantes do veículo.

O que posso fazer para evitar danificar os pneus?

O que posso fazer para evitar danificar os pneus?

Verifique regularmente a pressão dos pneus. A pressão correta dos pneus é indicada em vários painéis distribuídos pelo veículo (geralmente encontram-se no interior da tampa do depósito de combustível ou na parte lateral da porta do condutor). É aconselhável realizar esta verificação pelo menos uma vez por mês e sempre com os pneus frios. Pneus com pressão baixa fazem com que o veículo seja mais difícil de controlar, aumentam a distância de travagem e deterioram-se muito mais rapidamente. Pneus com pressão excessiva também são perigosos: reduzem a aderência, tornam a travagem menos estável e reduzem o controlo do veículo, o que pode provocar situações potencialmente perigosas. Saiba mais sobre a pressão dos pneus.

  • Verifique regularmente o estado dos pneus. Se houver sinais de danos ou fendas, recomenda-se visitar um especialista First Stop assim que possível.
  • Se o pneu sofrer um impacto, é sempre melhor realizar uma manutenção First Stop para verificar se tem danos internos.
  • Verifique regularmente a profundidade das ranhuras do piso. A profundidade mínima obrigatória por lei é de 1,6 mm para pneus normais. No entanto, recomenda-se mudar os pneus quando a profundidade é inferior a 3 mm (ou 4 mm no caso dos pneus de inverno). Saiba mais sobre mudar pneus.
  • Se ouvir algum ruído anormal ou se o automóvel vibrar, é necessário verificar o equilíbrio dos pneus (www.firststop.es/servicios/equilibrado) e o alinhamento das rodas (www.firststop.es/servicios/alineacion). Em qualquer caso, estes devem ser verificados a cada 15 000 quilómetros.