Cuidamos do coração do seu automóvel.

BATERIA

A bateria é o coração de qualquer veículo. E, da mesma forma que não pode viver sem o seu coração, o seu automóvel também não. A bateria dá vida aos restantes componentes do automóvel e cuida deles: armazena energia elétrica, distribui-a e absorve altas tensões para evitar quaisquer danos. Dá ao motor a energia necessária para arrancar e possibilita uma condução segura e agradável.

COMO CUIDAR DA BATERIA DO MEU AUTOMÓVEL

Os níveis de eletrólitos baixos e o mau funcionamento do circuito de carga são as causas mais comuns de falha da bateria. Deste modo, é importante proceder à manutenção, para que possa evitar a mudança de bateria tão frequentemente.

Tenha em conta que as baterias de automóvel são sensíveis a temperaturas extremas, pelo que tem de ter um cuidado especial durante ondas de calor ou vagas de frio.  No inverno, existe um maior risco de a bateria descarregar ou ficar danificada. Porquê? O motor precisa de mais energia para arrancar e os dispositivos que necessitam de energia da bateria são utilizados com mais frequência: luzes de nevoeiro, faróis, aquecimento, etc.

Conselho importante: tente não fazer demasiadas viagens curtas, uma vez que as baterias apenas começam a recarregar após 30 ou 35 quilómetros. É muito importante certificar-se de que desligou as luzes e o rádio antes de sair do veículo para não ter uma surpresa desagradável: o automóvel não arranca porque está sem bateria!

QUANDO TENHO DE MUDAR A BATERIA DO AUTOMÓVEL?

Normalmente, a bateria tem de ser mudada, aproximadamente, a cada 4 anos. As baterias perdem a sua energia ao longo do tempo. Podem durar até 6 anos, consoante a utilização do automóvel.

Caso o seu automóvel não arranque ou o motor esteja a funcionar com pouca energia, é um sinal claro de que está na hora de mudar a bateria. Se o veículo detetar um problema, acende-se uma luz indicadora vermelha no painel de instrumentos.

Se a bateria do seu automóvel estiver em mau estado, pode afetar os dispositivos elétricos, como o fecho centralizado ou o aquecimento. Também se pode tratar de uma falha elétrica que provoca o mau funcionamento da bateria. Caso tal aconteça, entre em contacto com o seu serviço especializado First Stop assim que possível.

PORQUE TENHO DE MUDAR A BATERIA DO AUTOMÓVEL?

  • Com uma bateria sem carga, o automóvel não irá arrancar
  • A maioria dos componentes do automóvel dependem dela
  • Evita danos nos dispositivos elétricos: fecho centralizado, ar condicionado, luzes, rádio e muito mais
  • É sensível a temperaturas extremas

Perguntas frequentes

TENHO UM AUTOMÓVEL COM TECNOLOGIA START/STOP. TENHO DE COMPRAR UMA BATERIA ESPECIAL?

Sim. Os veículos com este tipo de tecnologia têm baterias especiais com uma capacidade cíclica elevada.

FIQUEI SEM BATERIA. O QUE POSSO FAZER?

Precisará de duas coisas para ligar o seu automóvel: do auxílio de outro veículo e de um cabo com pinças. Tenha em conta que a tensão da bateria do outro automóvel tem de ser semelhante à do seu e de que tem de ligar sempre o terminal negativo da bateria à pinça preta e, depois, a vermelha ao terminal positivo. Depois de ligar o automóvel, conduza durante vários quilómetros para começar a carregar novamente.

O melhor é dirigir-se aos especialistas First Stop para uma manutenção e uma avaliação adequada.

COMO É QUE A BATERIA DO AUTOMÓVEL É RECARREGADA?

Desde que o alternador do automóvel esteja a funcionar corretamente, o automóvel tem de ser conduzido durante vários quilómetros até alcançar o nível mínimo de carga (cerca de duas horas).

A outra opção é dirigir-se ao seu centro First Stop mais próximo para proceder à manutenção da bateria e irão recarregá-la, caso não esteja danificada, ou substituí-la por uma nova, se necessário.

O QUE É O ELETRÓLITO?

É um líquido constituído por ácido sulfúrico diluído em água, que se encontra nas baterias de chumbo-ácido. É armazenado nas células da bateria e permite que esta funcione corretamente.