Se alguma coisa voar, que seja a sua imaginação

AMORTECEDORES

Nunca é agradável sentir que está a balançar no automóvel, seja para o condutor ou para os passageiros. E também não é seguro. Se tal acontecer, dirija-se imediatamente a uma das nossas oficinas, porque os seus amortecedores estão estragados ou gastos.

O QUE ACONTECE SE OS SEUS AMORTECEDORES NÃO FUNCIONAREM CORRETAMENTE?

Os amortecedores absorvem as irregularidades do solo e garantem que o seu automóvel se mantém em contacto com a superfície. Se não substituir um amortecedor danificado, a sua segurança ao volante ficará comprometida: precisará de uma maior distância de travagem, aumenta a hipótese de derrapagem ou de aquaplanagem e pode perder o controlo nas curvas. A condução nestas circunstâncias aumenta a sua fadiga ao volante e reduz os seus tempos de reação.

Além disso, se continuar a conduzir, pode danificar outras peças do chassis do automóvel, provocar o desgaste excessivo dos pneus e aumentar o consumo de combustível.

QUANDO TENHO DE PROCEDER À MANUTENÇÃO DOS AMORTECEDORES?

Os amortecedores sofrem um desgaste gradual e, por vezes, não nos apercebemos disso nem do perigo que tal representa. Então, devem ser alvo de manutenção a cada 20 000 ou 30 000 km.

Além disso, se reparar que o seu automóvel está a emitir ruídos anormais em buracos ou nas curvas, que se inclina para um lado, que está mais baixo na parte traseira ou dianteira ou que as luzes oscilam ao conduzir à noite, é provável que tenha um problema nos amortecedores. Evite sustos ao volante e visite-nos.

Quando mudar os amortecedores, será necessário equilibrar e realinhar o seu veículo para não provocar um desgaste anormal noutras peças. Deste modo, poderá usufruir de condições de condução mais confortáveis e seguras.

PORQUÊ INSPECIONAR OS AMORTECEDORES?

  • Mantém os pneus em contacto com a estrada de forma permanente
  • Proporciona uma condução mais segura e confortável
  • Os seus pneus irão durar mais tempo.
  • Evita o desgaste de outras partes do automóvel

Perguntas frequentes

COMO POSSO SABER SE OS MEUS AMORTECEDORES ESTÃO EM MAU ESTADO?

Se reparar que o automóvel oscila quando trava bruscamente ou que se inclina demasiado nas curvas ou quando acerta num buraco e o automóvel demora muito tempo a estabilizar.

É NORMAL NÃO PERCEBER QUE OS AMORTECEDORES PERDERAM EFICÁCIA?

Sim, porque é uma peça que se utiliza diariamente e habitua-se ao fraco desempenho do seu veículo.

O AUTOMÓVEL PODE TRAVAR DE FORMA MENOS EFICAZ SE OS AMORTECEDORES ESTIVEREM EM MAU ESTADO?

Sim. O amortecedor garante o contacto entre o pneu e a estrada e, quanto menos contacto existir, maior será a distância de travagem.