Em linha com a sua segurança

ALINHAMENTO

O alinhamento da direção ou paralelismo do automóvel é uma operação fundamental para usufruir de uma condução segura e confortável. Trata-se de garantir que as rodas estão paralelas em cada eixo e que os eixos estão paralelos entre si, ajustando os ângulos das rodas de acordo com as medidas do fabricante do veículo.

QUANDO DEVO REALIZAR UM ALINHAMENTO DA DIREÇÃO?

Em condições normais, uma vez por ano ou a cada 15 000 quilómetros para corrigir quaisquer desvios provocados por pequenos impactos ou buracos grandes. Sempre que colocar pneus novos ou rodar os pneus - troca dos pneus dianteiros e traseiros - é fundamental alinhar a direção.

Também deve efetuar uma verificação paralela ao automóvel quando substitui qualquer peça da suspensão ou da direção ou caso tenha embatido nalgum obstáculo.

Se reparar que o automóvel não reage, que a direção se torna pesada ou que se desvia para um lado ou se notar um desgaste significativo num lado do pneu, visite-nos e faremos os ajustes necessários.

PORQUE DEVO ALINHAR A DIREÇÃO DO MEU AUTOMÓVEL?

  • Garante que a direção do automóvel se encontra em perfeitas condições
  • Garante um desgaste uniforme e, assim, a aderência do pneu à estrada
  • Prolonga significativamente o tempo de vida útil dos pneus
  • Proporciona uma condução mais segura e confortável

Perguntas frequentes

O ALINHAMENTO É O MESMO QUE O EQUILÍBRIO DE RODAS?

Não, não é o mesmo.

O alinhamento implica colocar paralelamente as rodas em cada eixo e os eixos paralelos entre si, ajustando os ângulos das rodas para que a direção do automóvel não se desvie para um lado, assim como garantir o conforto do condutor e a boa aderência dos pneus, o que garante a segurança ao volante.

O equilíbrio é um processo mecânico de ajuste das rodas para evitar a vibração do veículo a qualquer velocidade, independentemente do tipo de condução.