Para que o seu automóvel nunca o deixe ficar mal.

LÍQUIDO DE REFRIGERAÇÃO

Conduzir com uma temperatura perfeita é tão importante para si como para o motor do seu veículo. Deste modo, se não quiser que o seu automóvel sobreaqueça repentinamente e o impeça de continuar a sua viagem ou que este não arranque numa manhã fria de inverno e o deixe pendurado, tem de perceber a importância do líquido de refrigeração (ou anticongelante).

PARA QUE SERVE O LÍQUIDO DE REFRIGERAÇÃO?

O líquido de refrigeração absorve o calor em excesso do motor em funcionamento para garantir que este funciona corretamente, mesmo com temperaturas elevadas.

Graças às suas propriedades anticongelamento, que lhe dão o seu outro nome, que é incorreto, o líquido percorre o circuito de refrigeração, impedindo que este congele e, deste modo, que expanda o seu volume e rebente os tubos, o que provocaria uma falha grave e dispendiosa que implicaria que o automóvel não pudesse continuar viagem.

QUANDO DEVO VERIFICAR O NÍVEL DO LÍQUIDO DE REFRIGERAÇÃO?

Com o passar do tempo, o líquido de refrigeração perde as suas propriedades e deixa de ser eficaz, especialmente como substância anticorrosiva. Assim, deve ser verificado a cada 1000 km para garantir que o nível está correto. Deve fazê-lo quando o motor estiver frio e o nível estiver estável. É muito fácil de ver, uma vez que, normalmente, tem uma cor viva: alaranjada, cor-de-rosa ou azul. Se verificar que se encontra abaixo do nível mínimo, pode haver uma fuga no sistema, portanto, deve levar o seu automóvel a uma das nossas oficinas para que os nossos mecânicos o possam testar.

O líquido de refrigeração deve ser substituído a cada 2 anos ou 20 000 km. O circuito de refrigeração é drenado completamente para remover quaisquer resíduos e, depois, é reabastecido. Na First Stop, recomendamos o tipo de líquido de refrigeração (ou anticongelante) mais adequado ao seu veículo, consoante a utilização e as temperaturas a que está exposto.

PORQUÊ VERIFICAR O NÍVEL DO LÍQUIDO DE REFRIGERAÇÃO?

  • Ajuda a prevenir a corrosão no motor
  • Impede o sobreaquecimento do veículo
  • Impede a congelação do circuito de refrigeração
  • Previne danos noutros componentes, como o radiador ou o termóstato

Perguntas frequentes

POSSO REABASTECER O DEPÓSITO DE REFRIGERAÇÃO COM ÁGUA?

A água pode ser um líquido de refrigeração eficaz em caso de emergência. Os líquidos anticongelantes contêm vários aditivos que melhoram significativamente a sua eficácia.

POSSO MISTURAR DOIS TIPOS DE LÍQUIDO DE REFRIGERAÇÃO DIFERENTES (OU ANTICONGELANTE)?

A First Stop não recomenda a sua mistura, visto que perdem as suas propriedades.