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Elementos de segurança passiva em veículos

Hoje em dia, quando a indústria automóvel está a atravessar por um rápido desenvolvimento tecnológico, a segurança tornou-se um dos aspetos mais importantes na conceção de automóveis. Abrange não apenas motoristas e passageiros, mas também quem está fora do veículo. Isto torna os automóveis de hoje os mais seguros de todos os tempos.

 

Dito isto, não confiemos somente na tecnologia: também existem componentes nas nossas viaturas que nos mantêm protegidos mesmo quando não percebemos. Estes são os chamados recursos de segurança passiva.

O que é segurança passiva?

 

Dirigir uma viatura é um assunto sério. Os automobilistas precisam estar cientes dos muitos perigos potenciais na estrada e, embora caiba a eles evitá-los e eliminá-los, existem recursos de segurança ativa que funcionam para não permitir acidentes. Estes elementos são travões, luzes, ABS, ESP e muitas outras soluções modernas.

 

No entanto, neste artigo focamos outros elementos de segurança menos visíveis, mas igualmente importantes. Eles protegem-nos em caso de acidente. Em suma, enquanto os dispositivos de segurança ativa previnem os acidentes, os dispositivos de segurança passiva são cruciais porque, se ocorrer um acidente, atenuam os seus efeitos e protegem as nossas vidas.

carro de segurança passiva de elementos

Quais elementos fazem a segurança passiva de nosso automóvel?

 

Embora às vezes subestimemos a sua importância, os elementos de segurança passiva da nossa viatura são elementos extremamente importantes que não devem ser esquecidos.

 Chassis e carroçaria

Chassis e carroçaria

 

A carroçaria da nossa viatura é a primeira linha de defesa para a  nossa segurança na estrada. Ao desenhar uma viatura, os engenheiros desenvolvem métodos para dissipar a energia libertada numa colisão. As viaturas modernas usam soluções inovadoras, como plásticos reforçados com fibra de carbono, alumínio e fibras de vidro, que absorvem uma parte significativa da força de impacto.

 

Estes materiais inovadores não só absorvem a energia do impacto, como também reduzem o peso do veículo, e como sabemos, à medida que o peso do carro aumenta, eleva-se a sua energia cinética, o que significa maior energia e força de impacto. Portanto, pára-choques, capotas deformáveis ​​e outros elementos da carroçaria devem desempenhar um papel duplo para aumentar a segurança dos passageiros.

Quando a força do impacto é particularmente alta, os elementos da carroçaria não são suficientes e o chassi, ou seja, a estrutura do carro, entra em ação. Os ocupantes são protegidos dentro de um habitáculo especialmente desenhado, capaz de suportar fortes impactos sem se deformar ou fazendo-o de forma controlada e calculada. Materiais com dureza e rigidez muito maiores são usados ​​para a produção do chassi do que para a produção da carroçaria. Geralmente é aço moldado, alumínio reforçado ou mesmo fibra de carbono.

 

Antes de ser lançado no mercado, cada viatura passa por muitos testes de colisão, durante os quais é avaliada a eficácia da deformação da estrutura e a capacidade de absorção e dissipação da energia de impacto. As viaturas são classificadas numa escala de zero a cinco estrelas, com os resultados desses testes a serem publicados e disponibilizados ao público no site do órgão europeu de pesquisa Euro NCAP

Cintos de segurança

 

Passemos a um dos elementos mais importantes e reconhecíveis da segurança passiva do mundo. Embora a sua origem remonte à década de 1940, foi em 1959 que o genial engenheiro sueco Nils Bohlin inventou o cinto de segurança de três pontos. A sua ideia revolucionária foi reforçar a estrutura do cinto com três pontos de ancoragem, o que melhorou significativamente a proteção e estabilização do corpo durante um acidente.

 

Este sistema rapidamente se tornou o padrão para todos os carros e permanece assim até hoje. A Volvo, para a qual trabalhou Nils Bohlin, decidiu libertar a patente dessa invenção para que ela pudesse ser utilizada por outros fabricantes em todo o Mundo. No entanto, apenas várias décadas depois é que os cintos de segurança se tornaram obrigatórios em todas as posições de assento da viatura.

 

Cintos de segurança

Até o momento, os cintos de segurança salvaram a vida de mais de um milhão de pessoas e estima-se que reduzam o risco de morte em acidentes rodoviários em 45%. Infelizmente, alguns automobilistas ainda ignoram a sua existência ou os utilizam incorretamente. Desta forma, representam uma ameaça para si e para os outros, e também se expõem a multas elevadas. O Código da Estrada classifica a falta de uso do cinto de segurança como uma contra-ordenação muito grave que resulta na perda de três pontos na carta de condução e numa multa pecuniária que pode ir dos 120€ aos 600€. As mesma situação reflete-se para todos os passageiros que não utilizem o cinto de segurança no veiculo.

Airbag

Airbag

 

O airbag como um recurso de segurança passiva em automóveis foi inventado em 1971, quando a Mercedes-Benz solicitou uma patente. Desde então, tornou-se um elemento indispensável de segurança passiva nos automóveis e, juntamente com os cintos de segurança, atua como um excelente aliado na redução da gravidade das lesões em caso de acidente grave..

 

A primeira viatura a incluí-la no seu equipamento após anos de testes e experiências foi o Mercedes Benz S-Class, de 1981. Foi o ponto de partida para um dos episódios de segurança mais bem-sucedidos da história. Assim como os cintos de segurança, os airbags salvaram a vida de milhões de condutores em todo o mundo. Há anos que estes equipamentos se vêm desenvolvendo e cumprindo a sua função em todo o habitáculo, o que permite que as viaturas mais seguras do mercado sejam equipados com até oito ou dez airbags localizados no interior da viatura.

Como funciona o sistema de airbag? Os sensores medem a força do impacto e, se a força for suficientemente alta, os airbags são acionados para reduzir a gravidade do impacto e reduzir a pressão sobre os ocupantes. Tudo isso acontece em milissegundos. Após um acidente, os airbags são esvaziados para evitar o sufocamento e mais ferimentos aos ocupantes.

 

As autoridades agora exigem que todas as viaturas novas venham com pelo menos um airbag como padrão: o do condutor. A única recomendação para o uso do airbag é desativá-lo quando transitar com cadeirinha de criança no banco do passageiro dianteiro ou quando houver uma grávida ocupando o assento. Em seguida, é recomendável desativar o airbag do passageiro, pois não existe essa opção do lado do condutor.

 

 

Encosto de cabeça

 

Os encostos de cabeça no carro não são apenas um elemento que garante conforto durante a condução, mas acima de tudo desempenham um papel muito importante na segurança passiva. Ajustar corretamente o encosto de cabeça pode reduzir significativamente o risco de lesões cervicais graves. Vale lembrar que originalmente os encostos de cabeça nem eram equipamentos obrigatórios para os assentos de automóveis, e em muitos casos a sua instalação era paga à parte.

 

O encosto de cabeça deve estar alinhado com o topo da cabeça para proteger todo o pescoço. Isso é especialmente útil em caso de colisão traseira. No momento de um forte impacto, a cabeça move-se rapidamente para trás, portanto, se o apoio de cabeça estiver bem ajustado, esse deslocamento não será tão grande e, portanto, a escala de lesões será muito menor. É por isso que é tão importante definir e ajustar o apoio de cabeça corretamente para evitar problemas graves no pescoço em caso de acidente.

 

 

Vidros

 

Embora não façam parte da estrutura do carro, são um elemento chave da segurança passiva do veículo. Os pára-brisas não só nos permitem ver a estrada e os arredores, como também são uma barreira protetora contra fatores externos e acidentes. Eles são projetados para suportar cargas pesadas sem partir, pois os danos que causam podem ser ainda mais perigosos do que qualquer outra parte da viatura.

 

O pára-brisas é o vidro mais importante de todo a viatura. Foi concebido e construído de forma a não se partir em caso de colisão, protegendo assim o condutor e os passageiros de qualquer elemento que possa causar ainda mais danos. Os vidros laterais, por outro lado, são projetados para quebrar e libertar energia e, em caso de capotamento do carro e as portas não puderem ser abertas, são a única saída para os passageiros..

 

É por isso que é tão importante verificar regularmente o estado dos vidros do nosso automóvel e garantir que estão sempre em perfeitas condições. Mesmo pequenos danos podem enfraquecer a sua estrutura e funcionamento e, assim, se tornar uma ameaça à segurança das pessoas dentro do veículo. Portanto, durante as inspeções técnicas, atenção especial deve ser dada ao estado do vidro, e caso seja detetado algum dano, este deve ser reparado ou substituído imediatamente, principalmente se o para-brisa estiver danificado..

eCall

 

O sistema eCall, obrigatório em todas as viaturas novas desde 31 de março de 2018, é um dos elementos mais modernos concebidos para garantir a segurança passiva. É a última linha de defesa em caso de colisão e, como os elementos mencionados acima, pode salvar muitas vidas.

 

Embora o desenvolvimento do eCall tenha demorado mais do que o esperado, este sistema conseguiu desenvolver um protocolo operacional eficaz. Em caso de colisão, quando os airbags disparam, o sistema envia imediatamente uma chamada de emergência para o 112, ajudando assim as autoridades a contactar os ocupantes do veículo e determinar a extensão dos ferimentos. Esta ligação é possível graças ao cartão SIM instalado na viatura e permite o contacto apenas com linhas de apoio a nível europeu.

 

Caso a chamada não seja atendida, o sistema executará imediatamente uma série de protocolos de ação. Os serviços de intervenção, como ambulâncias, polícia e bombeiros, serão alertados. Para isso, o próprio sistema fornecerá informações sobre o acidente e a localização do veículo graças ao GPS, bem como os dados técnicos do veículo e os detalhes do proprietário e o horário do acontecimento. Graças a isso, as equipas de resgate médico podem reduzir o tempo de resposta em 50-60%, o que afeta significativamente as hipóteses de salvar vítimas de acidentes rodoviários.

eCall

Embora nem sempre estejamos cientes de seu impacto, os recursos de segurança passiva nos veículos salvam a vida de milhões de condutores e passageiros em todo o mundo. Embora só sejam acionados em caso de pior cenário, eles desempenham um papel fundamental na prevenção de acidentes com consequências trágicas, nos quais os feridos podem se tornar vítimas. Portanto, lembre-se de sempre apertar os cintos de segurança, pois sem eles o resto dos elementos são inúteis.

 

Para manter a sua viatura sempre segura, a manutenção regular e as inspeções de todos esses componentes são essenciais. Por isso, antes de iniciar uma longa viagem, vale a pena fazer uma inspeção completa da sua viatura ou recorrer aos serviços de uma oficina mecânica profissional. Não sabe como fazer? Consulte a nossa página First Stop e nós iremos ajudá-lo! Esperamos por si!

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