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Como calcular a substituição dos pneus?

Dizemos sempre que os pneus são um elemento essencial para a segurança da nossa viatura. São o único ponto de contacto que temos com a estrada, pelo que devemos ter uma atenção especial. Ao trocar os pneus da nossa viatura, devemos ter em consideração a equivalência. Se não sabe o que é, não se preocupe porque vamos explicar tudo, desde o que é até como calcular a troca dos pneus da sua viatura.

 

O que é a substituição dos pneus?

 

Uma viatura nova, de fábrica chega com as medidas de pneus especificadas. Se olharmos para o manual de instruções, veremos que cada fabricante atribui uma série de condições e aprovações para os tipos de pneus que devem ser montados. A equivalência do tipo de pneu significa que, ao trocar os pneus, temos os parâmetros e requisitos para garantir o desempenho e a segurança dos pneus originais.

 

Esta é a solução ideal para reduzir o custo de substituição de pneus sem se expor a problemas relacionados com a legislação ou segurança. As trocas de pneus são homologadas pelo fabricante, assim não precisa de se preocupar durante a verificação técnica do veículo. Para calcular a substituição do pneu, utiliza-se uma fórmula que funciona em função de diversas variáveis, que iremos explicar a seguir. Também não há necessidade de se preocupar com isso, pois, como já dissemos, todos os fabricantes incluem uma tabela especial no guia de revisões da viatura.

 

Como calcular a substituição dos pneus?

 

Um pneu é considerado apto para substituição se as suas dimensões não diferirem mais de 3% das dimensões do pneu original. Segundo o Diário Oficial, estes são os limites máximos para um carro passar na inspeção com um pneu diferente do de fábrica. Isto é especialmente benéfico para modelos com tamanhos ímpares ou únicos, pois eles poderão optar por outros, mais comerciais e menos caros. Vamos ver o que precisa ser considerado e quais requisitos precisam ser atendidos.

  • Largura do pneu: A largura do pneu de substituição não deve ser mais larga ou mais estreita do que o pneu original em mais de 3 centímetros
  • Diâmetro: Neste caso, aplicamos na jantes. Este é o diâmetro máximo que deve ter uma tolerância de +- 3% em relação ao pneu de fábrica. Esta é uma tolerância tão baixa que não é possível trocar o aro sem ter que homologar novamente, pois os tamanhos neste caso são pré-determinados.
  • Perfil: Também conhecido como parede lateral. É a parte do pneu entre a borda interna e o piso de rodagem. Neste caso, nenhuma modificação é permitida e o tamanho da substituição deve ser exatamente igual ao original.
  • Índice de velocidade: Este parâmetro define a velocidade máxima em que a viatura pode ser conduzido com os pneus devidamente carregados e na pressão correta. Os pneus de substituição devem ter uma velocidade igual ou superior aos pneus originais, nunca inferior.
  • Índice de carga: Esta é a carga máxima que um pneu pode suportar a uma determinada velocidade. O índice de carga deve ser igual ou superior ao original, nunca inferior.
  • Direção de rodagem: Também neste caso, não há muito espaço para manobra. Cada pneu tem uma direção de rodagem fixa e os pneus originais e de reposição devem cumpri-la. A única exceção são os pneus free-running, que devem estar sempre no eixo de carga, nunca no eixo motriz ou de direção.
Tyre equivalence

Não precisa usar nenhuma fórmula matemática para saber se um pneu substitui o original, basta seguir estas regras. Se seguirmos cada um desses pontos, não teremos problemas com a inspecção. Também não comprometeremos a integridade ou a segurança de nossos pneus.

 

É muito importante lembrar que é proibido alterar as dimensões dos pneus quando houver risco de interferência em outras partes do veículo. Também podemos colocar pneus no carro que não são de reposição, mas seremos obrigados a homologá-los e legalizá-los para que apareçam na nova ficha técnica da viatura.

 

O pneu de reposição, calculado manualmente ou por meio de uma das calculadoras que podem ser encontradas na Internet, deve obedecer às medidas de segurança prescritas pela autoridade competente. Esses padrões são projetados para garantir a integridade e segurança dos pneus da nossa viatura.

 

Os pneus são um elemento ao qual devemos prestar atenção em todos os momentos, além de seguir as recomendações habituais de manutenção e serviço. Encontre os pneus que a sua viatura precisa clicando abaixo. Aguardamos por si!

 

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